Padrão de resultados em projetos de SEO Semântico

Um estudo de SEO com os primeiros padrões de resultados em projetos de SEO Semântico.

Todos esses anos fazendo projetos usando o que chamamos de SEO Semântico, que para mim é SEO, mas com uma nova visão, atualizada e alinhada com os buscadores, eu encontrei um padrão de comportamento, específico do algoritmo do Google, quando usamos uma dupla nos projetos: O Fluxo de Trabalho Semântico e o WordLift nos projetos.

O trabalho de criação de uma taxonomia para guiar a criação e otimização dos conteúdos, em conjunto com a possibilidades de trabalhar as entidades definidas nessa taxonomia usando toda a inteligência do WordLift, gera o seguinte cenário:

  1. Depois de um tempo de projeto vemos o crescimento forte das impressões: o quanto tempo leva para que elas cresçam é muito variado, depende de muitos fatores e não foi o alvo desta “investigação”;
  2. Depois de certo tempo vendo o crescimento das impressões, elas param e ficam no mesmo patamar por um bom tempo.
  3. Lentamente duas coisas acontecem: os cliques começam a crescer e com eles o CTR lentamente melhora.

Eventualmente eles alcançam um platô e lá ficam por um tempo.

Alguns projetos que continuam a ser executados por mais tempo (2 a 3 anos), apresentam um novo fluxo: crescem impressões, depois cliques e CTR e novamente um novo platô.

Eu percebi que alguns projetos tem fluxos de 12 meses de trabalho prévio para que isso comece a acontecer. Alguns critérios precisam ser seguidos, mas isso ainda é imaturo para eu fazer qualquer afirmação.

O que eu acho que acontece no algoritmo:

  • Os algoritmos do Google que varrem e fazem o processo de “tradução” de linguagem natural (o que está escrito nos conteúdos) para a linguagem numérica consegue diminuir a ambiguidade quando encontra um site que tem um grafo de conhecimento bem estruturado e com entidades bem definidas.
  • Então, com o aumento da compreensão do nosso conteúdo, o algoritmo de ranking começa a colocar nossos conteúdos em posições que as pessoas olham na SERP, ou seja, aumenta a certeza o algoritmo começa a mostrar mais os conteúdos para quem busca: aí vem o aumento das impressões.
  • Depois de um tempo, mais pessoas que procuram exatamente pelas informações que temos nos conteúdos começam a ver o site. Elas começam lentamente a clicar. Acho que nessa fase o Google “segura” as impressões e “testa” se esses conteúdos são bons mesmo, com os cliques das pessoas.
  • Passando nesse teste, vem o CTR aumentando.

E depois repete o ciclo.

Infelizmente esse é um “estudo” onde eu conto o milagre, mas não o santo. Todos os dados são sensíveis e não podem ser mostrados.

Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Especialista SEO, consultor internacional SEO e autor do livro SEO Semântico: Fluxo de trabalho semântico. Sou um defensor da Web Semântica e Bibliotecário em formação, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinhar a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

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