SEO Semântico e a nova Web dos sentidos – Uma introdução

Este artigo foi recuperado e atualizado de uma série de posts que fiz ano passado sobre o uso da Semântica, no SEO. Nele tento explicar, de forma simples, como a semântica aplicada a Web vai transformar os negócios de todos os tamanhos.

SEO Semântico e a nova Web dos sentidos

A Web e a Semântica são dois parceiros perfeitos para transformar a Internet como a conhecemos, mas existe um desafio a ser enfrentado.

Um problema semântico

A Web, em nossos dias, tem um problema sério. Ela está partida e precisa ser urgentemente recuperada.

De um lado nós humanos, utilizando todas as vantagens da Rede: lendo, ouvindo, criando, compartilhando.

Do outro lado as máquinas, trocando informações, trafegando dados, tentando entender o que criamos, compartilhamos, da melhor forma possível.

Dois idiomas.

Esses dois agentes da Web Moderna não falam a mesma língua.

É como se, do lado humano, só falássemos Português e as máquinas o Cantonês.

E para alcançarmos o poder máximo da Web é preciso falar a mesma língua.

É para resolver isso que foi pensada a Web Semântica.

Mas o que vem a ser isso?

Significados e Significantes

Antes de qualquer coisa precisamos voltar ao básico e definir os termos que estamos e vamos falar durante todo este artigo.

Semântica¹ (do grego σημαντικόςsēmantiká, plural neutro de sēmantikós, derivado de sema, sinal), é o estudo do significado e incide sobre a relação entre significantes, tais como palavrasfrasessinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação.

Esses termos e significados não são estranhos a quem é ligado às áreas que estudam línguas. A semântica linguística estuda o significado usado por seres humanos para se expressar através da linguagem.

E adaptando e usando termos e conceitos deste ramo do conhecimento humano temos a semântica aplicada as linguagens de programação, da lógica formal, e da semiótica.

A semântica contrapõe-se com frequência à sintaxe, caso em que a primeira se ocupa do que algo significa, enquanto a segunda se debruça sobre as estruturas ou padrões formais do modo como esse algo é expresso (por exemplo, as relações entre predicados e seus argumentos). Mal comparando, é como na web temos as ontologias, vocabulários e domínios (relacionados à semântica) e o código, os schemas e os modelos de dados, que estruturam “sintaticamente” as informações.

A Relação entre Semântica e a Web

Web Semântica nada mais é do que uma web com toda sua informação organizada de forma que, não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente as máquinas podem “traduzir” toda os dados (textos, imagens, arquivos e as relações entre eles) para uma linguagem que elas entendam.

No dia que o mesmo conteúdo online poder ser lido tanto por seres humanos quanto por computadores, estaremos bem próximos da visão da web semântica sonhada por Tim Berners-Lee.

Neste dia poderemos usar o poder das máquinas em tarefas que hoje fazemos manualmente, coletando e processando informação de uma maneira nunca vista antes. Mas como surgiu essa “nova web”?

Na segunda parte deste artigo vamos falar sobre a história da Web Semântica, os seus personagens e como a sonho dessas pessoas vão construir a web do futuro.

SEO Semântico é o futuro

O SEO se tornou semântico quando começamos a trabalhar com essas técnicas, tecnologias e linguagens que permitem que criemos sentido em nossos conteúdos. Inovações como o BERT do Google, o uso de Knowledge Graphs em resultados de buscas nos apontam que não basta mais fazer o trabalho como fazíamos antes.

Relacionar as palavras que usamos, as conectando através de seu sentido normalizado é uma premissa tanto para quem cria conteúdos para Web como para nós, que otimizamos esses conteúdos. E o SEO já é Semântico hoje em dia!

¹ SemânticaWikipédia, a enciclopédia livre.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Sem%C3%A2ntica. Accessed 4 May. 2017.


Alexander Rodrigues Silva

Alexander Rodrigues Silva

Consultor SEO

Especialista SEO, consultor internacional SEO e autor do livro SEO Semântico: Fluxo de trabalho semântico. Sou um defensor da Web Semântica e Bibliotecário em formação, com mais de 20 anos de experiência no Digital. Trabalho com Search Engine Optimization desde 2009, sempre buscando alinhar a experiência do usuário a estratégias como Marketing de Conteúdo, otimizando o investimento em SEO.

eBook Kindle: SEO Semântico – Fluxo de trabalho semântico

SEO Semântico – A série

Sair da versão mobile