Porque ser nerd me fez um analista SEO melhor.

Quem lê esse blog sabe que eu sou analista SEO. Entre algumas outras coisas…

Mas esse post vai ser diferente de todos os que já escrevi aqui no Blog Semântico. Já falei sobre um monte de assuntos, mas agora vou falar de mim mesmo.

Eu trabalho com SEO desde 2008. Naquela época era muito complicado otimizar um site, e seguir as recomendações de otimização nem sempre traziam os resultados esperados.

Otimização de Sites: as 3 novas diretrizes técnicas

Os buscadores eram muito imaturos, funcionavam muito mais como uma lista de sites, sem o refinamento semântico que temos hoje, e estávamos literalmente construindo para o futuro. E o que me fez passar todos esses anos, aprendendo cada vez mais e conseguindo passar por tantos problemas:

Ser Nerd me fez um analista SEO melhor.

Mas antes, o que é ser Nerd?

Nerd analista SEO

Eu vou fazer diferente dos outros posts e definir o termo direto da minha cabeça, do que para mim é ser nerd.

Para mim um Nerd é uma pessoa que adora aprender tudo sobre algum assunto, e vai afundo naquilo. Tem nerd de quadrinhos, tem nerd de cinema, de ficção científica, de medicina.

Eu sou Nerd Analista SEO.

Para mim, ser um analista de Otimização é muito mais do que fazer sites aparecerem na primeira página.

Otimização de Sites é mais que você imagina

Otimizar é um pensamento estratégico, que alinhado com as estratégia do seu negócio, faz todos os ambientes digitais do seu negócio, trazerem consumidores para a sua empresa.

Por isso hoje em dia trabalho com várias coisas relacionadas ao SEO: Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e Análise de Dados.

Aprenda a como rankear no Google em 2019

Analista SEO e Nerd: o meu jeito de trabalhar

O que me fez sair do nível de olhar um site e escolher algumas técnicas padrão para hoje ser um pesquisador em semântica foi minha vontade por aprender TUDO o que está envolvido no trabalho com Web.

Eu já trabalhei criando sites (e até hoje faço), já fiz layout de sites, codei html e CSS na unha, conheço um pouco de PHP e javascript, juntei os meus estudos na faculdade de Letras com estudos de análise de sistemas para entender semântica.

Durante muito tempo achava que não tinha foco, que ficava trocando de interesse porque não tinha me achado, mas só hoje vejo que o caminho que trilhei me trouxe para esse momento que me sinto seguro para analisar o cenário do SEO, entender para onde estamos indo e caminhar para lá, estudando essa novidades.

Otimização Semântica: um estudo de caso

Isso aconteceu quando começamos a entender que o uso de palavras-chave já não era suficiente. Aconteceu quando a semântica tomou uma importância gigante no nosso trabalho, muito por conta das novidades trazidas pelo Google, e mais recentemente, quando as buscas por voz apontavam uma mudança radical na maneira como consumimos informação.

Estudante sempre, sem medo de mudar a todo tempo

Busca por voz, análise semântica, marcação estruturada de código, uso de dados para criação de sites. Para entender só esses 3 temas temos que estudar Semântica, Ontologias, Taxonomia, Machine Learning, Inteligência Artificial, linguagem de programação, linguagens de marcação baseada na web, Inteligência de Negócios, Análise de dados e por ai vai.

Não estou dizendo que ninguém precisa ser especialista em tudo isso. Na real, mal dá para dar conta de tudo isso, quanto mais ser especialista. Mas que precisamos conhecer as coisas, saber como funcionam e qual a influência delas no seu trabalho.

E ser Nerd me ajuda a gostar de ficar lendo e ouvindo sobre isso o tempo todo. Não é um esforço, é um prazer conhecer coisas que nunca ouvi falar.

O Nerd analista SEO do fututo

Eu entendo, com minha cabeça de tantos anos de profissão, tendo estudado tanta coisa, testado e aprendido tanto, que o futuro é cada vez mais impressível e emocionante para quem otimiza sites.

O que são dados estruturados?

Fazer SEO é muito mais interessante hoje do que era a 5 anos atrás. Existem muitos desafios atualmente, alguns aparentemente sem solução (como o caso da posição 0 que não traz tráfego para os sites), mas tenho certeza que toda a comunidade de SEO vai achar uma maneira de resolver isso, como sempre foi feito.

Então, na minha visão, o analista SEO do futuro é aquele cara que ama continuar aprendendo, cada vez mais, as especialidades de áreas diferentes da sua. Enfim, um analista SEO Nerd.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar? Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda: Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui. Durante um tempo eu ia em...

Otimização de Sites: as 3 novas diretrizes técnicas

É hora de falar sobre algo que assusta muitos profissionais de SEO e donos de sites: os aspectos técnicos para a otimização de sites. Quando falamos em SEO, a grande maioria das pessoas que tem...

ALBERT, uma versão lite do Google BERT

Google lança o ALBERT, uma versão Lite do Google BERT, uma ferramenta para o aprendizado auto-supervisionado de representações de idiomas. Em um post no Blog de Inteligência Artificial do Google, os...

Entre em Contato

Rua Santo Antônio, 325 - Porto Alegre, RS
+55 51 99541-6223
contato@semantico.com.br

Share This