Dados estruturados são aqueles que estão organizados em blocos semânticos de relações dentro de um mesmo grupo. Eles possuem as mesmas descrições (atributos), classes de um grupo e compartilham o mesmo formato (esquema).
No contexto da Otimização de Sites os dados estruturados são fundamentais para que os algoritmos entendam o conteúdo que os seres humanos compreendem sem problema. Num cenário onde as máquinas aprendem, os computadores precisam que nós profissionais usemos padrões como o Schema.org para dar sentido ao conteúdo dos sites.
Dados estruturados e SEO
Criando sites para os mecanismos de pesquisa
No processo de criação do seu site, os conteúdos, vídeos e etc, são uma das várias formas de criar relevância para o seu negócio usando as técnicas do marketing digital. Mas é preciso ir além e pensar em cada texto, cada imagem, cada vídeo em uma forma de mostrar o que o seu site está querendo dizer.
Hoje em dia é cada vez mais necessário usar diferentes tipos de dados estruturados para fazer com que buscadores, como o Google consigam fazer seu site aparecer em resultados com rich snippets.
Principalmente para micro e pequenas empresas, que precisam fazer mais com menos recursos, usar as novas técnicas de otimização é criar vantagem competitiva.
Criando conteúdo semântico para micro e pequenas empresas com marcação de dados estruturados
Como estruturo os dados do meu site e melhoro o meu SEO?
A primeira coisa é contratar um profissional que além de conhecer a base do SEO conheça, aplique e pesquisa o novo SEO Semântico.
Depois disso é preciso criar conteúdo com, desde o projeto inicial, com a visão que ele precisa ser otimizado para o sucesso do seu micro ou pequeno negócio.
O que são dados estruturados?
São informações acerca do seu negócio e que precisam ser estruturados para que computadores possam entender o que você oferece ao seu público.
O empresário que tem uma PME precisa ter algo em mente: ainda é algo raro ter sites nesse segmento que são otimizados de verdade para os buscadores, então se você contratar um profissional para criar o seu site otimizado, ou otimizar o seu site, você sai muito na frente dos concorrentes!
Novidades em Dados Estruturados
No Google I/O 2019 tivemos boas novidades envolvendo a marcação semântica para estruturar dados. Mas o principal foi a declaração explícita, em vários eventos, de que isso é fundamental para resultados mais avançados em SEO.
Como o Google evoluiu e agora precisa da marcação de dados
Os buscadores (quem ai lembra do altavista?) eram uma coletânea de links azuis, agrupados em páginas com 10 de cada vez, no caso do Google.
Mas a Busca evoluiu muito. E agora os buscadores pedem a ajuda de quem cria conteúdo.
Estruture seus dados!
Dados estruturados ajudam os buscadores a entender o seu conteúdo e mostrar aos seus usuários esse conteúdo do jeito mais relevante a eles.
No início era o Verbo (em texto)
No início da Internet, antes da web se tornar o que se tornou, só tínhamos texto para ler. Textos e umas poucas imagens, que demoravam uma eternidade para carregar.
Os anos passaram e surgiram os buscadores. Eles foram criados para tentar dar uma visão organizada dos sites que existiam na Internet. Mas eles tinham um problema:
O HTML feito na época não entregava nenhum contexto sobre o que estava sendo dito. Era uma linguagem estritamente de marcação “visual”.
Até que os dados começaram a ser estruturados…
Quando marcamos o nosso conteúdo com o schema uma coisa acontece: os algorítimos dos buscadores começam a entender o que você quer dizer naquela página. Criando contexto! E com o seu código estruturado semanticamente, os buscadores vão saber o que mostrar e como mostrar quando seus usuários procurarem por algo que você colocou online.
Marque o conteúdo e teste!
Conheça os resultados ricos que o Google entrega quando você usa Dados Estruturados.
A minha página pode ser beneficiar da marcação estruturada?
Sim, claro! Alguns conteúdos, por conta da limitação dos buscadores em mostrar resultados ricos, aproveitam mais do outros.
Alguns tipos de resultados ricos disponíveis:
- Receitas;
- Passo-a-passo
- Artigo
- Empresa local
- Música
- Receita
- Avaliação da crítica
- TV e filmes
- Vídeo
- FAQ
- How-to
Comece a criar, testar e lançar dados estruturados mas antes de tudo: não esqueça da qualidade do seu site.
Uma última dica, direto do Google I/O 2019
Datas são importantes
Se você tem um site que cria conteúdo regularmente não esqueça de mostrar e marcar as datas do que coloca online.
Data na Busca são determinadas automaticamente pelo conteúdo e pela marcação estruturada dos seus dados.
Seja consistente, use sempre o mesmo formato de data. Seja na apresentação na página quanto no código do seu site.
Para saber mais acesse: bit.ly/date-in-search
Veja o evento do Google sobre dados estruturados
Vale a pena usar um assistente de marcação?
Sim, claro que vale. Caso você não tenha o conhecimento necessário para marcar os dados do seu site por si só pode usar uma ferramenta online para marcar o conteúdo do seu site, ou contratar um especialista em marcação estruturada.
Ferramentas de Marcação estruturada de dados
Abaixo lhe indico algumas boas ferramentas para lhe ajudar a fazer por conta própria a marcação dos dados do seu site:
- Assistente de marcação de dados estruturados do Google
- Ferramenta de testes de dados estruturados do Google
- Microdata Generator
- Schema Generator
- Schema Markup Generator
Tenha em mente que a maior parte dos resultados de pesquisa que apresentam rich snippets onde o seu site aparece, a sua taxa de cliques aumenta.