Categoria: Recuperação da Informação
ALBERT, uma versão lite do Google BERT
Google lança o ALBERT, uma versão Lite do Google BERT, uma ferramenta para o aprendizado auto-supervisionado de representações de idiomas. Em um post no Blog de Inteligência Artificial do Google, os pesquisadores da empresa, Radu Soricut e Zhenshong Lan, informam o lançamento de uma versão leve e open source do BERT, chamada ALBERT. A tecnologia…
O novo algoritmo de pesquisa do Google: BERT
Em 25 de outubro de 2019 o Google nos fez uma promessa: Vamos compreender as pesquisas melhor do que nunca. Entre em cena o BERT Um dos maiores desafios no processamento de linguagem natural (PNL) é a falta de dados de treinamento para processar a nossa linguagem de forma a resolver o problema da busca.
Resource Description Framework
A Resource Description Framework (RDF) é uma linguagem para representar informação na Internet. Arquivos RDF são modelos ou fontes de dados, também conhecidos como metadata, tecnologia endossada e recomendada pela W3C desde fevereiro de 1999, tendo como principais objetivos criar um modelo simples de dados, com uma semântica formal, usar o vocabulário URI-based e uma…
Web semântica
A Web semântica é uma extensão da Web atual, que permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperação. A Web semântica interliga significados de palavras e, neste âmbito, tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido) aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja perceptível tanto pelo humano como pelo computador.
Grafo do Conhecimento
O grafo de conhecimento usa padrões semânticos para descrever a estrutura da informação para suportar o raciocínio e inferências.
Por que sua empresa precisa de taxonomia?
Uma taxonomia para empresas. Essa é a proposta. Uma taxonomia, de forma bem simples, é um esquema de categorização. Ele foi criado para organizar em categorias segundo um certo esquema. Novamente, de forma bem simples, a criação de uma taxonomia empresarial pode ajudar todas as áreas de sua empresa, mas principalmente as relacionadas ao Marketing…
O poder do Grafo do Conhecimento
Você vai em algum momento próximo se deparar com um grafo do conhecimento. É possível também criar aplicativos e painéis avançados que geram alto valor para a organização mas para isso precisamos expandir a integração de dados, fornecendo dados para aqueles que precisam deles, ao longo do tempo.
Knowledge Graph – um mundo de conexões
Muitas vezes é extremamente complicado entender essas conexões e por isso usamos Graphos do Conhecimento (Knowledge Graph) para representar essas relações de forma gráfica, visual, compreensível. Como pesquisadores em um mundo digital, navegamos usando mecanismos de busca que indexam nossas informação, mas remova seu significado e contexto.
Otimização Semântica: um estudo de caso
Neste post vou lhe mostrar alguns resultados alcançados em sites reais com um novo modo de fazer SEO, a Otimização Semântica. Otimização semântica e seus resultados avançados No gráfico acima o resultado mais impactante que tivemos: colocar um conteúdo publicado dois dias antes no Google Discover.