Semântica Aplicada no SEO
Na primeira live da série, Alexander Rodrigues nos apresentará um case que utilizou o WordLift (https://wordlift.io/), ferramenta de SEO Semântico que utiliza Processamento de Linguagem Natural, para melhorar o envolvimento do público e aumentar o tráfego orgânico de um site. Agenda 00:00 – Abertura 17:32 – Palestra 1:14:52 – Perguntas e Respostas 1:49:34 – Considerações…
Medindo resultados de SEO semântico usando o Google Data Studio, Google Analytics e Google Search Console
Como o SEO tem um foco histórico em palavras-chave, quando você faz SEO semântico e gerando resultados, você precisa entender que haverá confusão e mal-entendidos no futuro. Mas e se pudéssemos rastrear, medir e demonstrar o efeito e o valor do SEO semântico? Problema resolvido! Durante o webinar, Eu e o David Riccitelli mostramos como…
Checklist de SEO para wordpress
Numa manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: “Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?”. Eu resolvi escrever o meu.
A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo
Venha conversar comigo sobre SEO e Web Semântica!
Otimização Semântica para IA: entendendo a nova geração de Mecanismos de Busca
Você não precisa pagar curso, mandar seu contato para especialistas que só querem os seus dados, ou ficar pulando de video para posts tentando desesperadamente entender como otimizar seu conteúdo para IAs (LLMs). O próprio Gemini, no modelo 2.5 Pro, mostra o passo a passo da geração da informação e ali já tem as dicas…
Análise de Domínio no SEO
Em Ciência da Informação, a Análise de Domínio pode ser definida como o estudo de áreas específicas do conhecimento, também chamadas de “domínios”, para compreender como a informação é produzida, organizada, disseminada e utilizada dentro dessas áreas. Essa análise considera os aspectos sociais, históricos e epistemológicos do domínio, com o objetivo de desenvolver sistemas de…
Padrão de resultados em projetos de SEO Semântico
Um estudo de SEO com os primeiros padrões de resultados em projetos de SEO Semântico. Todos esses anos fazendo projetos usando o que chamamos de SEO Semântico, que para mim é SEO, mas com uma nova visão, atualizada e alinhada com os buscadores, eu encontrei um padrão de comportamento, específico do algoritmo do Google, quando…
Checklist de SEO para wordpress
Numa manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: “Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?”. Eu resolvi escrever o meu.
A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo
Venha conversar comigo sobre SEO e Web Semântica!
Semântica Aplicada no SEO
Na primeira live da série, Alexander Rodrigues nos apresentará um case que utilizou o WordLift (https://wordlift.io/), ferramenta de SEO Semântico que utiliza Processamento de Linguagem Natural, para melhorar o envolvimento do público e aumentar o tráfego orgânico de um site. Agenda 00:00 – Abertura 17:32 – Palestra 1:14:52 – Perguntas e Respostas 1:49:34 – Considerações…
Medindo resultados de SEO semântico usando o Google Data Studio, Google Analytics e Google Search Console
Como o SEO tem um foco histórico em palavras-chave, quando você faz SEO semântico e gerando resultados, você precisa entender que haverá confusão e mal-entendidos no futuro. Mas e se pudéssemos rastrear, medir e demonstrar o efeito e o valor do SEO semântico? Problema resolvido! Durante o webinar, Eu e o David Riccitelli mostramos como…
A Solução para as Fake News
Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. Se fizermos um esforço conjunto de todos que criam para a Web (redatores, programadores, pesquisadores e etc) podemos finalmente construir o sonho do Tim quando escreveu o Linked Data: A Web Semântica não é apenas sobre colocar dados na web.
O que é SEO em marketing digital?
Essa é uma das perguntas que me fazem um dia desses: O que é SEO em marketing digital? Isso acontece através do envio de uma série de mensagens (que podem ser feitas por e-mail, mensagens por celular ou aplicativos e redes sociais), no intuito de informar seu lead.
As 5 Leis do SEO
As 5 leis da Biblioteconomia, criadas por Ranganathan, definem as regras por qual todo ambiente informacional deve se relacionar com seus visitantes e suas necessidades de informação. Elas foram adaptadas ao SEO.
Exploração da semântica intrínseca dos dados
Pierre Lévy, em seu A Esfera Semântica, propõem um trabalho que combina ciências humanas com informática e ciências cognitivas, começando o trabalho teórico e conceitual da construção colaborativa de um “Hipercórtex global coordenada por uma metalinguagem computacional”. O potencial intrínseco no textos, criado pelo uso da linguagem natural, conectado com o potencial de tecnologias como…
O que é e como funciona o SEO?
Este post inaugura uma série de posts que venho comecei a planejar tem pouco tempo e resolvi colocar logo em prática. Você está em um site de um consultor SEO, que defende e adora trabalhar com otimização, mas a resposta para essa pergunta é só uma: Experiência do Usuário.
Otimização de Sites: as 3 novas diretrizes técnicas
É hora de falar sobre algo que assusta muitos profissionais de SEO e donos de sites: os aspectos técnicos para a otimização de sites. A interatividade do usuário com o seu site O atraso na primeira entrada ou First Input Delay (FID) é uma métrica técnica muito importante, sendo usada para medir a capacidade de…
ALBERT, uma versão lite do Google BERT
Google lança o ALBERT, uma versão Lite do Google BERT, uma ferramenta para o aprendizado auto-supervisionado de representações de idiomas. Em um post no Blog de Inteligência Artificial do Google, os pesquisadores da empresa, Radu Soricut e Zhenshong Lan, informam o lançamento de uma versão leve e open source do BERT, chamada ALBERT. A tecnologia…
O novo algoritmo de pesquisa do Google: BERT
Em 25 de outubro de 2019 o Google nos fez uma promessa: Vamos compreender as pesquisas melhor do que nunca. Entre em cena o BERT Um dos maiores desafios no processamento de linguagem natural (PNL) é a falta de dados de treinamento para processar a nossa linguagem de forma a resolver o problema da busca.